O nome "A Trombeta" remete à telenovela "O Bem Amado" de Dias Gomes, exibido pela Rede Globo no início dos anos 70. Foi um marco na televisão brasileira visto que foi a primeira telenovela transmitida "à cores". A trama se passava em Sucupira, uma pequena cidade fictícia do litoral baiano, onde o jornalista "Neco Pedreira" (Carlos Eduardo Dolabella) comandava um periódico de nome "A Trombeta", que combatia o prefeito"Odorico Paraguaçú" (Paulo Gracindo), um político corrupto e ardiloso que se utilizava de artimanhas para conseguir tudo o que desejava. Quando não conseguia, manobrava a situação de forma que ele sempre se saia bem. Qualquer analogia com a vida real terá sido mera coincidência. Ou não.

segunda-feira, 8 de março de 2010

Dia Internacional da Mulher


A criação do Dia Internacional da Mulher está associada ao incêndio que matou 125 mulheres em uma fábrica de Nova York, nos Estados Unidos. Entretanto, a idéia de se estabelecer uma data que simbolizasse a luta das mulheres por melhores condições de trabalho surgiu um ano antes, em 1910, durante a II Conferência Internacional das Mulheres Socialistas, em Copenhague, na Dinamarca. A proposta inicial partiu da militante socialista Clara Zetkin, mas nenhuma data havia sido escolhida até então.
PUBLICIDADE

Em 1975 a Organização das Nações Unidas (ONU) realizou a primeira "Conferência Mundial sobre a Mulher", na Cidade do México. Na ocasião ficou decidido que o dia 8 de março passaria a ser oficialmente o Dia Internacional da Mulher, pois já vinha sendo comemorado nesta data desde 1922.

O Blog A Trombeta parabeniza a todas as leitores nessa importante data.

Nenhum comentário:

Postar um comentário